terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mensagens e dinâmicas para encontros pedagógicos

Estes textos foram alguns que eu trabalhei ano passado com meus professores. Devido a gestação da Laura eu trabalhei só até o meio do ano. É, a pequena precisou ficar descansando até o nascimento. Mas tudo deu muito certo, ela está cada dia mais fofinha.
Então vamos lá. Vou colocar o texto e como eu utilizei com a equipe escolar.

1. A Estrela Verde

"Era um vez, milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” "Assim será feito" - respondeu Deus - "Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer até a Terra." Conta-se que naquela noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.

Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?" perguntou Deus à medida em que chegavam novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita maldade, muita doença." E o Senhor lhes disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar: "Mas está faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor." "E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus. E o anjo disse: "A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como será o seu futuro."

  • Primeiro o texto foi lido.
  • Depois fiz várias estrelas verdes de papel, uma para cada participante da reunião.
  • Coloquei para os professores que eles são a estrela verde de cada aluno na escola. Pedi que cada um escrevesse dentro da estrela como ele poderia iluminar a vida dos alunos que mais precisam de atenção em sua sala de aula.
  • As estrelas foram trocadas entre os participantes e lidas.

2. Oração da Escola
Gabriel Chalita



Obrigado, Senhor, pela minha escola!

Ela tem muitos defeitos. Como todas as escolas têm. Ela tem problemas, e sempre terá. Quando al­guns são solucionados, surgem outros, e a cada dia aparece uma nova preocupação.

Neste espaço sagrado, convivem pessoas muito diferentes. Os estudantes vêm de famílias diversas e car­regam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. To­dos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura.

Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Outros mais velhos. Falam coisas dife­rentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Outros parecem não se preocupar com isso. Não sabem que são líderes. São referenciais. Ou deveriam ser.

Funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações. E que cuidam de nós. Estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranqüilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais do­lorosos. Mas estamos juntos.

E o que há de mais lindo em minha escola é que ela é acolhedora. É como se fosse uma grande mãe que nos abraçasse para nos liberar somente no dia em que estivéssemos preparados para voar. É isso. Ela nos ensina nossa vocação. O vôo. Nascemos para voar, mas precisamos saber disso. E precisamos, ain­da, de um impulso que nos lance para esse elevado destino.

Não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse pa­pel. Não precisamos de uma escola que nos transfor­me em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o vôo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura.

Minha escola é acolhedora. Nela vou permitin­do que a semente se transforme em planta, em flor. Ou permitindo que a lagarta venha a se tornar bor­boleta. E sei que para isso não preciso de pressa. Se quiserem ajudar a lagarta a sair do casulo, talvez ela nunca tenha a chance de voar. Pode ser que ela ain­da não esteja pronta.

Minha escola é acolhedora. Sei que não apreen­derei tudo aqui. A vida é um constante aprendizado. Mas sei também que aqui sou feliz. Conheço cada canto desse espaço. As cores da parede. Os quadros. A quadra. A sala do diretor. A secretaria. A bibliote­ca. Já mudei de sala muitas vezes. Fui crescendo aqui. Conheço tudo. Passo tanto tempo neste lugar. Mas conheço mais. Conheço as pessoas. E cada uma de­las se fez importante na minha vida. Na nossa vida.

E, nessa oração, eu Te peço, Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo a cada dia. Nascimento: a linda lição de Sócrates sobre a função de sua mãe, parteira. A parteira que não faz a criança porque ela já está pronta. A parteira que apenas ajuda a criança a vir ao mundo. E faz isso tantas vezes. E em todas às vezes fica feliz, porque cada nova vida é única e merece todo o cuidado.

Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém!

  • Entreguei o texto aos professores.
  • Passei o áudio da oração feita pelo próprio autor. (Se precisar do áudio, deixe o e-mail que eu envio)
  • Depois cada um disse o que mais chamou atenção na mensagem.

3. Professores Apaixonados

Gabriel Perissé

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.

As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.

Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!

Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.

Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados.

Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.

Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.

Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada.

Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.

Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.

A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.

  • Leitura e debate do texto

4. A arte de ser feliz

Cecília Meireles


Houve um tempo em que minha janela se abria

sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,

e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,

e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.

Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.

Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola.

Pardais que pulam pelo muro.

Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.

Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.

Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Ás vezes, um galo canta.

Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.

E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,

que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,

outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,

finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.


  • Leitura do poema.


  • Cada um recebeu uma janela, nela deveria ser escrito o que ele vê e o faz feliz.



5. Ver Vendo
Otto Lara Rezende


De tanto ver, a gente balaniza o olhar – ver... não vendo.

Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver.

Parece fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.

O campo visual da nossa retina é como o vazio.

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.

Se alguém lhe pergunta o que você vê pelo caminho, você não sabe.

De tanto vê, você banaliza o olhar.

Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório.

Lá estava sempre, pontualíssimo, o porteiro.

Dava-lhe bom dia, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência.

Um dia o porteiro faleceu.

Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia.

Em 32 anos nunca consegui vê-lo.

Para ser notado o porteiro teve que morrer.

Se, um dia, em seu lugar tivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém desse por sua ausência.

O hábito suja os olhos e baixa a vontade. Mas a sempre o que ver; gente; coisa; bichos.

E vemos? Não, não vemos.

Uma criança vê aquilo que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpo para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém vê. O pai que raramente vê o próprio filho. O marido que nunca viu a própria mulher.

Os nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos.

...e por ai que se instala no coração o monstro da indiferença.


  • Leitura do texto
  • Dividiu o grupo em pares, um de frente p o outro. Enquanto um fecha o olho o outo teria que modificar uma coisa no seu visual e outro teria que descobrir.
  • Socializar e discutir como as vezes não observamos as coisas a nossa volta. Como temos um olhar viciado, entre outras coclusões bastante pertinentes para trabalhar os relacionamnetos interpessoais.



97 comentários:

Rebeca disse...

Tudo, tudo isso me encanta e me fascina. Um dia eu ainda vou fazer pedagogia!

Beijos

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Olá querida amiga blogueira !

Passei para dar uma olhadinha nas novidades e dizer que seu blog é realmente um ARRASO !!!!!

Beijos

Sandra Barreto disse...

Muito bom o texto do Otto Lara Resende, precisamos realmente ter um olhar mais sensível e aprender a ver e não apenas olhar, sermos mais observadores e não escravizados pela rotina diária.Na pós graduação em q fiz discutíamos mt sb isso, ficarmos escravizados e ver a vida de uma forma diferente...sem colher flores,não sentir o orvalho, o vento, as pessoas enfim o mundo em que estamos vivendo.Um grd beijo e fica na paz!

Anônimo disse...

adorei seu blog, marvilhoso e agradeço muito as sugestões. sou supervisora aqui no municipio que trabalho na paraíba e fiquei encantada pelas dicas ,adorei a oração e gostaria muito que me enviasse o audio, agradeço de coração. Meu email é cidaleaopb@yahoo.com.br

Unknown disse...

Meu Deus... eu sou normal ou então encontrei uma tribo de loucos, a minha tribo e posso enfim ouvir minhas próprias palavras ...eco ...eco...eu não sou louca tem gente que sente o meu sentimento e tem prazer em dizer EU SOU PROFESSOR...
Este blog é maravilhosooooooooooo!! parabéns... Ah!!! eu também vou fazer Pedagogiaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

seu blog é maravilhoso, gostei muito das sugestões de atividades,sou supervisora no município onde trabalho aqui no Paraná e amei o texto: Oração da Escola e gostaria muito que me enviasse o áudio da mesma. Obrigada, meu email é smsoelimartins6@gmail.com

Unknown disse...

Amei!
Seu blog é realmente lindinho, maravilhoso.
A propósito, gostaria muito de receber o audio da oração da escola por Gabriel Chalita.
Parabéns!
Meu email:ali_estrelaguia@hotmail.com ou alietecarvalho521@gmail.com
Desde já agradeço.

Unknown disse...

Adorei seu blog. Sou supervisora aqui no piaui e estou encontrando algumas dificuldades com meus professores.Gostaria de refletir com elas essa ORAÇÂO.Envio meu email para receber o audio. ortparaguai@gmail.com

Unknown disse...

muito bom seu blog, achei linda a Oração da Escola e gostaria de passar no planejamento da minha escola, se possível me envie.Meu email é claudia.penha@hotmail.com

Dressa disse...

Oi Maristela!
Sou do grupo prof sol e passei por aqui procurando dinâmicas para a orientadora de minha escola, que não tem muita intimidade com a net... e sempre me ouve contar maravilhas das coisas q descubro!
Gostei muito de seu blog e vou virar seguidora.
Gostaria muito, se possível, de receber o áudio da oração da escola, pois achei muito linda!
Meu e-mail é dressabs@gmail.com e tenho um um blog, onde vou adorar receber sua visitinha http://www.alfabetizacaomagica-dressa.blogspot.com/ Abços agradecidos Dressa

Unknown disse...

AMEI SEU BLOG. TB SOU EDUCADORA E ESTOU FAZENDO PSICO... DÁ PERCEBER QUE VC É APAIXONDA POR EDUCAÇÃO.
BJS.

Francisca das Chagas disse...

olá maristela...
fiquei muito feliz qdo encontrei o seu blog, cada coisa q descobria uma lágrima caía de felicidade. Como és apaixonada pelo que faz!!! eu tb sou assim, sempre me descobrindo e redescobrindo. Gostaria que me enviasse o audio da oração da escola, me emocionou mto, pois me senti dentro dela, meu email: fcmoura.32@gmail.com
Bjos!!!! se ñ andar mto ocupada gostaria de receber algumas postaagens com dicas de reunião com pais e de encontros c professores.

Unknown disse...

Amei suas mensagens,sou coordenadora pedagógica de um escola e gostaria que bse possivel me enviasse a musica que acompanha a Oração da Escola, meu e-mail é: eulaliamagalhaesq@yahoo.com.br
Um grande abraço.
Eulália.

Unknown disse...

Olá! Que alegria conhecer seu blog.
Parabéns pelo lindo trabalho. Adorei suas dicas, seus encaminhamentos, suas sugestões.
Passarei sempre por aqui para ver as novidades. Sucesso sempre!!!
Simone

Shirley Luiz- Professora da rede pública do Municipio de Itatuba- PB. disse...

PARABÉNS amei o blog. Sou professora e gosto muito de trabalhar com professores. Pretendo cursar minha segunda especialização em Supervisão Escolar.

Abraço carinhoso para todos os Professores!!!

Creche Maria Imaculada disse...

Paz e Bem!
Oi querida me chamo irmã Cristiane e quero lhe PARABÉNS o seu Blog adorei trabalho em uma creche com mas de 300, crianças. E aproveitei muita coisa do seu Blog bjs fk com Deus

Anônimo disse...

Adorei teu blog! É lindo....!
Gostaria muito se me enviasse o áudio. Obrigado! Meu email é oliveirapadilhasirlei@yahoo.com.br

Sabrina Ferreira disse...

Olá querida, gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog, ele é ótimo. Sou coordenadora e usei a oração da escola durante uma reunião pedagógica, as professoras adoraram. Parabéns!!

Rosane disse...

Parabéns, Maristela! Fiquei encantada com teu blog! Sou Coordenadora Pedagógica da EJA aqui no RS. Gostaria muito de receber o áudio "Oração da Escola" para utilizá-lo no reinício do semestre. Meu e-mail é: rosanemmartini@yahoo.com.br
Obrigada e um grande abraço!

Laryssa disse...

Oi eu qro o áudio da Oração da Escola aee!! Manda um e-mail, para mim
laryssakz@hotmail.com
Brigada!

anninha disse...

Muito bom o seu blog,adorei!Trabalho em uma escola cheia de problemas e gostaria q vc mandasse o audio da oraçao da escola.Obrigada!
annabel_cris@yahoo.com

tereza disse...

oi gostaria que se pudesse me enviar a musica por e-mail da oração da escola do Gabriel Chalita.

obrigada pela atenção meu e-mail

terezamacadoaj@hotmail.com

Anônimo disse...

Lorena...
Olá, gostei muito das sugestões de textos e dinâmicas. Gostaria que se pudesse, me enviar a musica da oração por e-mail.
ficarei grata.
lourilene2011@hotmail.com

Anônimo disse...

OLÁ, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, VOCÊ PODERIA ME MANDAR O AUDIO DA ORAÇÃO DA ESCOLA?
OBRIGADA
MARGARETH
E-MAIL: BABYPEDROSO@TERRA.COM.BR

Anônimo disse...

Boa noite

Gostaria de receber a musica da oracao da escola. É possivel?

E-MAIL: beteolidiwe@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns, Maristela! Fiquei encantada com teu blog! Sou DIRETORA DE UMA ESCOLA AQUI NO PARANÁ. Gostaria muito de receber o áudio "Oração da Escola" para utilizá-lo no início do ANO ESCOLAR COM OS PROFESSORES. Meu e-mail é:salett_csartor@hotmail.com
Obrigada e um grande abraço!
att:Salete

Anônimo disse...

AMEI SUAS IDÉIAS!!!PARABÉNS!!!!ACABEI DE SER CONVIDADA PARA SER COORDENADORA DA ESCOLA ONDE TRABALHO E JÁ ACHEI O TEXTO QUE IREI TRABALHAR NA NOSSA PRIMEIRA REUNIÃO.VALEU!!!

Adriana K disse...

Boa Noite!

Adorei suas ideias!! Parabéns! Se for possível gostaria de receber a oração de Gabriel Chalita. Seu blog é show!

Adriana K disse...

Parabéns suas ideias são otimas! Eu também sou pedagoga e amo o que faço. Sou apaixonada pela educação especial. Trabalhei no BRINCAR em BHZ. E foi a melhor coisa que já fiz na vida. Tenho saudades dos meus alunos especiais...

Unknown disse...

Bom dia queridos.

Adoooooooooooro esse blog. Quero convidá-los a visitarem os meus também:

luzaracoiaba.blogspot.com

culturadevazantes.blogspot.com.

Bjs

Regina Tatzawa disse...

Olá!! Gostei da suas mensagens!! Gostaria de receber o áudio da Oração da Escola. Meu email é reginaseiko@hotmail.com Obrigada e Parabéns!!!!

Regina Tatzawa

Anônimo disse...

Parabéns, Maristela! Fiquei encantada com teu blog! Sou COORDENADORA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE POUSO REDONDO - SC. Gostaria muito de receber o áudio "Oração da Escola" para utilizá-lo no início do ANO ESCOLAR COM OS PROFESSORES, que será dia 10/02 e se você pudesse me mandar antes dessa data eu agradeceria de coração. Meu e-mail é: roseli_1525@yahoo.com.br. um grande abraço!
att:Roseli

Anônimo disse...

Ola meu nome é Valderice adorei esse espaço trabalho em uma escola de Educação Infantil no Parque São Domingos e adorooooo crianças lá pude perceber que estou melhorando mais a cada dia como pessoa e as crianças de lá são encantadoras e maravilhosas...

Lourdesbb disse...

Amei a dinâmica, muito proveitosa!

Anônimo disse...

Olá, Maristela.
Amei o teu blog, todo cheio de novidades e ideias maravilhosas. Sou educadora e agora estou na função de coordenadora pedagógica. Por favor me ajude, estou precisando e muito pois os professores estão demonstrando um pouco de resistência.Me ajude. Vou ser frequentadora assídua do teu blog.

Dilma

Anônimo disse...

Oi, Maristela.

Adorei seu blog, sou Coordenadora, estou com novo grupo de professores, precisando de reflexões como estas. Vou te pedir o audio da"Oração da Escola", porque achei o máximo. O texto "Professores Apaixonados" é perfeita para o nosso momento... Meu e-mail: mrbrag@gmail.com.
Bjs. Marcia.

SANDRA disse...

OLÁ MARISTELA!
PARABÉNS PELO BLOG. PESSOAS COM SUA DISPONIBILIDADE AJUDAM, E MUITOOO, NOSSO TRABALHO. COMO COORDENADORA, GOSTEI BASTANTE DAS IDEIAS EM RELAÇÃO AOS TEXTOS E DINÂMICA. PARABÉNS MESMO!

Jaelson disse...

Parabéns pelo Blog sou coordenador pedagógico gostaria que vc me enviasse alguns dos seus materiais. Meu e-mail: jaelsonjoseph@hotmail.com

blog da mimi disse...

sou cordenadora e amei tudo gostaria que meenviasse o audio da oraçao da escola mimipiauilino@hotmail.com desde ja agradeço mirian de sa

Anônimo disse...

girinalda Adorei seu blog, sou diretora, estou com novo grupo de professores, precisando de reflexões como estas. Vou te pedir o audio da"Oração da Escola", porque achei o máximo. O texto "Professores Apaixonados" é perfeita para o nosso

Sandra disse...

Parabéns amei tudo e gostaria de receber o áudio da oração.Abraços.Sandra.
O áudio pode ser enviado para o email da escola:tm.princesaisabel@gmail.com

Anônimo disse...

Adorei seu blog, ser pedagoga é acreditar e fazer a diferença. Acreditar na transformação da educação. Nunca desistir, mas persistir e renovar a cada dia.

Faby disse...

Olá Maristela,
Adorei seu blog.
Na próxima 2ª irei fazer uma reunião com a equipe da minha escola e gostaria de passar para ela a oração que você disse ter o audio. Será que você pode passar para mim?
Meu email.
fabiany.torezani@hotmail.com
te aguardo...
obrigada e continue apresentando suas sugestões, pois elas são muito ricas...
bjs

Gelci disse...

Olá Maristela , parabéns pelo Blog , é lindo ,criativo e instrutivo.
Fiquei interessada no audio da mensagem que vc tem , poderia me enviar ? Agradeço , meu endereço é klinosbalsas@hotmail.com
um abraço

Gelci
Psicóloga

Beatriz disse...

Muito bom o blog gostei é bastante criativo.
adorei a oração... gostaria de receber o audio. Meu email beatriz.nos07@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Maristela,
Obrigada por compartilhar suas boas idéias. Terei uma discussão pedagógica nesta próxima segunda-feira, gostaria de receber o áudio com a oração da escola, você pode enviar?
Adorei seu blog. Parabéns!
meu email: alessandra_fss@yahoo.com.br
bjs, Alessandra Flôr

Anônimo disse...

OLÁ, ADOREI SEU BLOG, VOCÊ PODERIA ME MANDAR O AUDIO DA ORAÇÃO DA ESCOLA?
OBRIGADA!
MARIA DE FÁTIMA
fatimsil@ig.com.br

Anônimo disse...

Oi,
Goste e ponto! é ótimo trocarmos práticas, coisas que deram resultado.
Gostaria muito que você enviasse o áudio da oração. Minha reunião édagógica é na 1ª semana de outubro, espero que dê tempo!
Parabéns pela iniciativa.
irapetean@gmail.com

Maria da Conceição Silva Gasparetto-Lia Gasparetto disse...

Adorei seu blog. Sou Coordenadora Pedagógia e gostaria de receber o vídeo da oração pela escola.Gostaria de refletir com os professores essa ORAÇÂO.Envio meu email para receber o audio. liagasparetto@uol.com.br obrigada e visite meu blog
http://escolaativajaraguari-ms.blogspot.com.br/
http://projetoliarts.blogspot.com.br/
Com carinho Maria da Conceição Silva gasparetto (LIA Gasparetto)

Mare Rosa disse...

Parabéns seu blog é maravilhoso!!!
Gostaria que vc enviasse a oração da escola em audio.
Meu email: rosimaree1@hotmail.com
Abraços e Deus te abençoes sempre!!!!

Ariane disse...

Olá!! amei o seu blog, tenho uma reunião nesta quinta, naum sei se dá tempo, gostaria do audio da oração, mesmo que passar desta data pois queria ter pra uasar em outra ocasi~~ao!! obrigada! parabéns! ariane nanimarcela@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, gostei muito do seu blog, encontrei muitas coisas criativas e o que me chamou mais atenção foi uma atividade desenvolvida na reunião dos professores em que você entregou-lhes a oração e eles escutaram o audio da mesma na voz do autor. Gostaria de ter a possibilidade de realizar tal feito com os professores de minha escola. Em detrimento disso, peço que envie o audio para: aninha_1_9@hotmail.com

Atenciosamente,

Aury Barros.

Anônimo disse...

Adorei as sugestões para reuniões pedagógicas. Beijão.

Anônimo disse...

Sou coordenadora e gostaria de receber o áudio da oração pelo email:
elisabetericci@ hotmail.com

Anônimo disse...

Amei as sugestões.É um incentivo para todos nós. Eu tb não perco a fé e a esperança nessa tarefa difícil que é transmitir conhecimento com amor e respeito.Gostaria de receber o áudio da oração. O meu e-mail é: selma.mororo@bol.com.br.Bjs!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Será que você poderia me passar o áudio da oração da escola do Gabriel Chalita? Meu email é tatimatta@ig.com.br

Angelica disse...

Parabéns pelo seu trabalho! Sou nova na area e tenho algumas didficuldades e seu blog tem me ajudado. Por favor se possivel mande para mim o audio da oração da escola e a mensagen e a dinamica das jujubas aquela da receita. Obrigada! angelicafabiula@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá adorei seus textos, mas gostaria do audio da oração. Por favor envie para mim. Obrigada.
Cristina.
crisperozzo08@itelefonica.com.br

Unknown disse...

Olá, gostei todos os seus textos e gostaria de receber o audio da oração.Obrigada. Cristina
crisperozzo12@hotmail.com

Mirtes Valois disse...

Olá, Maristela!
Gostei muito do seu blog. Sou supervisora escolar e achei muito bonita a oração deGabriel Chalita.Se puder compartilhar envia para meu email:mirtes.valois@hotmail.com
Grata pela sua atenção, Mirtes Valois

luciana silveira disse...

olá,Maristela.Sou orientsdora e estava procurando algo para a reunião de sexta feira com os professores e AMEI a oração,se puderes mandar o audio.PARABÉNS.Meu e-mail:lucianapms1@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei seu blog, parabéns. Muito rico em ideias e indorfaçoes. Gostaria de receber via e-mail: silva_far@yahoo.com.br o audio da oração da escola. Agradeço a atenção. Deus abencoe.

Unknown disse...

o meu email e alessandravieira071@gmail.com
eu quero a musica

Anônimo disse...

Gostaria de receber o áudio da oração.

scoimbrabf@gmail.com

Andréa disse...

Olá Maristela, gostei muito do seu blog. Parabéns! Gostaria de usar a mensagem "oração da escola" de Gabriel Chalita. Vc pode me enviar o áudio para que eu possa usar na reunião pedagógica? Obrigada
andreasspina@yahoo.com.br

Unknown disse...


Parabéns pelas belíssimas e oportunas mensagens!
Gostaria que me enviasse o áudio, agradeço de coração. Meu email é marialenice.oliveira@gmail.com

Sucesso!

Maria Inêz disse...

Boa Noite, encontrei a mensagem ideal para minha reunião pedagógica.
Parabéns pelo seu trabalho!!Jesus continue te iluminando e abençoando sempre!!
Agradeço se me enviar o áudio.
Email:mariainezgomes@hotmail.com
Abraços:)!!

tatiana araujo disse...

Amei sua mensagens.
Achei perfeita para a reunião pegagógica que farei com minhas
queridas professoras.
E pra vc, espero que continue como estrela na Terra

se puder, me envia o vídeo.
araujotatiana29@ymail.com

Fauzer Zaidan disse...

Olá Maristela!!!
Adorei as dinâmicas,a que me chamou mais atenção foi: A oração da escola. Gostaria se possível que vc me enviasse o áudio, pois irei fazê-la na nossa semana Pedagógica dia 27/01/14. Um forte abraço!!!!
Meu E-mail: anacriszaidan@ig.com.br
Obrigada!!!!!

JOELMA ARTES disse...

Adorei seu blog gostaria de recebe o audio da oração da escola pelo próprio autor.Meu e-mail é fsmjoelma@gmail.com

JOELMA ARTES disse...

Adorei seu blog, por isto gostaria muito de recebe o audio da oração pela escola,meu e-mail é fsmjoelma@gmail.com

Uérica oliveira disse...

Olá Maristela Mafort , adorei seu blogger .Me identifiquei muito com você, também sou pedagoga e fiz especialização em Educ Especial.Me manda o vídeo com a voz do autor,.

Nelma *de paz* disse...

Olá, estava procurando uma dinâmica na net e encontrei seu lindo e instrutivo blog. Voltarei com maior tempo. Obrigada por dividir sua experiência. Felicidades!

Unknown disse...

Olá, maristela!

boa tarde!
Eu sou Maria José da Silva Ramos,professora, Brasileira, alagoana e amo minha profissão!
Este ano estou iniciando uma experiência como coordenadora pedagógica, estou um pouco insegura, pois só tenho experiência com sala de aula, como professora, mas estou confiante que tudo vai dar certo, com fé em Deus.
Eu estava procurando algumas sugestões de dinâmicas para utilizá-las com os professores no primeiro encontro pedagógico e encontrei o seu Blog, que por sinal fiquei encantada! Os textos são ótimos! Suas sugestões de como trabalhá-los são muito interessantes! Parabéns! Desejo que você tenha muito sucesso em sua vida profissional! Gostei tanto do seu blog, que resolvi ser sua seguidora! Um abraço!

LOURDES disse...

Olá, fiquei encantada com suas publicações e gostaria muito de usar a oração da escola em um encontro coletivo de professores, para tanto gostaria que me enviasse o áudio. muitíssima obrigada e q Deus continue abrilhantando seu caminho! Meu e-mail é: lourdesnejufa@hotmail.com

Unknown disse...

Sou coordenadora e gostaria de receber o áudio da oração pelo email: silvanamtomaz@gmail.com
Obrigada

Unknown disse...

seu blog é maravilhoso, gostei muito das sugestões de atividades,sou supervisora amei o texto: Oração da Escola e gostaria muito que me enviasse o áudio da mesma. Obrigada, meu email é simonesojun@hotmail.com

Joelma disse...

parabéns sua ajuda na escolha do texto para o trabalho com os professores foi grandiossíma escolhi o da estrela amei parabens por dividir seus conhecimentos.

Unknown disse...

Adorei o seu Blog, sou coordenadora de um CEI em São josé SC. Gostaria de receber o audio da Oração da Escola.
deahsantos78@gmail.com

Unknown disse...

Adorei o seu Blog, sou coordenadora num CEI da prefeitura de São José SC. GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL O AUDIO DA Oração da Escola. DESDE JÁ AGRADEÇO
deahsantos78@gmail.com

Anônimo disse...

Querida Maristella, teu blog é shou!!Que Deus continue dando-lhe sabedoria e que você possa continuar usando para ajudar pessoas como eu.Fique na bênção!!

Cris disse...

Parabéns pelo Blog, gostaria muito de receber o audio da oração da escola por Gabriel Chalita.Meu email é cris_kaz_2005@yahoo.com.br

Cristina disse...

Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu trabalho. Cris Ptu.


Anônimo disse...

Olá Maristela adorei seu blog e adorei essa oração do Chalita. Você poderia me enviar o áudio?
Muito obrigada . Meu nome é Dani e meu e-mail é lendoeaprendendolendoeaprendendo@outlook.com
Um abraço,obrigada!

Marlene Tavares disse...

Oi,
Boa tarde,
Estimada professora amei a ORAÇÃO DA ESCOLA, você poderia me enviar o áudio??
Muito obrigada.Marlene Tavares - Professora de Artes
meu e-mail é: marlene tavaresleite0@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, Maristela !!

Adorei seu Blog.
Você é bem especial em gastar seu tempo para dividir ideias tão legais com outros profissionais da educação.
Grata por tanta disponibilidade.
Adorei a Oração da Escola.
Se possível, me envia o áudio por favor.
Meu e-mail é jumendesprado@hotmail.com
Abraços !!
Juliana

veronice disse...

Parabens, pelo seu blog!Gostaria de receber a oração.

Anônimo disse...

Olá, poderia me enviar o áudio da oração da escola. helvia.adriano@hotmail.com. Grata

Anônimo disse...

Amei as mensagens; gostaria de receber o áudio da oração da escola - leladupim@yahoo.com.br. Bjs.

Junia Carda disse...

Prezada,

Adorei seu blog, gostaria muito que me enviasse o áudio - Oração da Escola.

Grata.

juniacarda@hotmail.com

Marly R. Freitas disse...

Olá! Gostei muito do seu blog. Gostaria de receber o audio da oração .







Grata Marly

Unknown disse...

Adorei as mensagens... ainda tem como enviar o áudio com a oração, gostaria muito de receber.
Parabéns!
jhennycarter@gmail.com

ASSUNÇÃO disse...

Adorei tudo que você postou, gostaria de receber o áudio da oração.
assun-bjs@hotmail.com

Anônimo disse...

BOA NOITE ! GOSTEI MUITO DOS SEUS TEXTOS , E DÁ FORMA COMO FORAM SOCIALIZADOS COM O GRUPO. GOSTARIA QUE VC ME ENVIASSE O ÁUDIO DA ORAÇÃO DA ESCOLA . almeidaidenice@yahoo.com.br

Curaçá BA, 14 DE Fevereiro de 2016

Anônimo disse...

BOA NOITE ADOREI O SEU BLOG, BASTANTE SUGESTIVO.

Unknown disse...

Por favor você poderia me enviar o áudio da oração? jlsfreitas@msn.com

Unknown disse...

Poderia me enviar o áudio da oração da escola? Meu email é raquel.vach@hotmail.com